O Comportamento Financeiro
O comportamento humano é o resultado de reações a um sistema de fatores , e qualquer proposta de influência nesse sistema precisa compreendê-lo na íntegra. Por Gicelda Moreira, Finanças Corporativo & Pessoal
É certo que decisões financeiras melhores requerem aquisição de conhecimentos e ajuste de comportamento. Cada vez mais informações de caráter educativo têm sido divulgadas pelos diversos canais de comunicação. Estão sendo acessadas facilmente pela internet e têm trazido avanços para um número crescente de pessoas. No entanto, diante do excesso de informações disponibilizadas, a seleção de conteúdo com foco pode significar maiores benefícios.
Uma compreensão estrutural prévia do comportamento humano pode clarear as reais necessidades e dar um melhor direcionamento para aquele que busca o conhecimento por si próprio. O comportamento humano é o resultado de reações a um sistema de fatores, e qualquer proposta de influência nesse sistema precisa compreendê-lo na íntegra. Fazem parte deste sistema as Habilidades, as Oportunidades, e as Motivações.
As Habilidades psicológicas são as capacidades de pensamento, análise, compreensão e raciocínio. Geralmente, são as mais trabalhadas pelos especialistas financeiros nas orientações sobre planilhas, orçamento, cadernos de apontamentos, funcionamento do mercado financeiro, regras de empréstimos, cálculos, entre outras.
Já as Oportunidades são geradas pela exposição aos ambientes de convívio social. A família, a escola, as instituições religiosas, as empresas, a vizinhança, as associações de lazer, são exemplos de grupos sociais onde as relações entre as pessoas estimulam determinados comportamentos. Assim, quando os pais têm consciência ampla de finanças e intensa preocupação em transmitir esses conhecimentos, pode-se dizer que os filhos têm Oportunidade social de moldar o seu comportamento financeiramente. Em todas as formas de convívio é conhecido que nem sempre a circunstância é favorável porque a influência das pessoas mais próximas pode ser negativa em vários aspectos, e particularmente mencionando aqui pela maneira falha como cuidam do dinheiro.
Existem também as Oportunidades físicas ou estruturais. Este tipo de oportunidade é desenvolvida pelo contato com tecnologias, ferramentas, metodologias, e as inovações que surgem e se atualizam constantemente e são consideradas requisito básico para que os conhecimentos possam ser postos em prática nos dias de hoje .O acesso a aplicativos que facilitam a visualização de dados financeiros, a conexão com as redes bancárias, os cursos à distância, as plataformas comerciais que otimizam as compras pela possibilidade de busca de produtos com melhores preços, são exemplos de Oportunidades estruturais que moldam o comportamento em finanças.
Ainda que tenham Habilidades, Oportunidades, e o acesso às mais modernas tecnologias, pessoas não conseguirão seguir adiante em seus objetivos e planejamentos sem o impulso da Motivação. Motivações são operações mentais que podem ser fomentadas por técnicas de reflexão. Os sonhos priorizados em orçamento, a visualização dos passos para que objetivos sejam alcançados, a concordância nos cortes de gastos supérfluos, são exemplos de ponderações que podem motivar o comportamento financeiro apropriado.
Um último fator a ser analisado, e que por sua característica é o mais difícil de ser mudado, são as Motivações automáticas. As Motivações automáticas são provocadas pela tendência da mente humana em eliminar o caminho trabalhoso da reflexão e do raciocínio. Atalhos são usados pela mente para rapidamente tirar conclusões não racionais baseadas em hábitos, intuições, ilusões, emoções, pensamentos, crenças, impressões e outros fenômenos mentais ainda não muito conhecidos ou explicáveis. É um conteúdo intrínseco de cada indivíduo e importante pois nos ajuda a tomar decisões de maneira simples e mais intuitiva no dia a dia. Mas, este processo chamado "heurísticas" é o responsável pelos "vieses" - erros sistemáticos que são cometidos pelo ser humano inúmeras vezes e da mesma maneira- e no campo de finanças por vezes são prejudiciais. Os impulsos automáticos são extremamente usados pelo marketing para induzir o consumo. Podem ser observados naquela compra feita sem motivo nenhum, e que por não ter sido "pensada" causa o arrependimento. Compramos por um cheiro que desperta memórias agradáveis, por uma música agitada que está tocando no shopping, por uma imagem pendurada na loja, e por outras esquisitas maneiras.
A exposição aos diversos ambientes e as diferentes experiências tornam cada pessoa única. Algumas possuem um nível de conhecimento técnico alto (Habilidades), mas por outro lado não tem Motivação e seu planejamento financeiro elaborado no início do ano acaba sendo abandonado pelo meio do caminho sem que resultados apareçam. Outras possuem Motivação, mas não tiveram Oportunidades e/ou não adquiriram Habilidades, são as do tipo de "muita vontade, mas pouco juízo".
Decisões melhores são promovidas pelo equilíbrio e melhorias de todos os fatores (Habilidades, Oportunidades e Motivações), e aí está a importância em considerar previamente sobre em qual deles têm-se mais ou menos desenvolvimento. Ao identificar as carências próprias e o que precisa ser priorizado no aprendizado, a seleção de conteúdo educativo pode ter um direcionamento mais personalizado, e a assimilação pode ser mais focada e proveitosa.
REFERÊNCIAS
ARIELY, Dan. Previsivelmente Irracional: Aprenda a Tomar Melhores Decisões. Rio de Janeiro, Ed. Elsevier, 2008.
RANYARD, Rob. Economic
Psychology. 1. ed. Chichester-UK: John Wiley & Sons Ltd, 2018.